XX Seminário da Escola 29 de Outubro

Categoria: Notícias Publicado: Terça, 19 Novembro 2019 Escrito por Aline - SoftSul

Com uma ampla e diversificada programação, a Escola 29 de Outubro realizou o seu XX Seminário. Com a temática central – Saúde.

No primeiro dia, o Seminário contou com a presença da escritora Lígia Gonzatti, de Encantado. Que teve suas obras trabalhadas pelos educandos, em forma de poesia e teatro.

Na sequência foram apresentadas pelos educandos as pesquisas: esporte e saúde e Aids e suas consequências.

Com trabalhos dos educandos do 1° ao 5º ano, deu-se início ao segundo dia do Seminário. Especificamente os educandos do 4º e 5º anos, realizaram apresentações sobre a temática – nutrientes: substâncias fundamentais para a saúde; e os educandos do 1º ao 3º ano, trataram sobre: a saúde, o bem-estar e as relações nas propriedades. Na oportunidade foram tratados pelos educandos do 6º ao 9º ano as pesquisas: poluição hídrica, poluição do ar, a relação saúde e doença nos agricultores e os benefícios do mel e do própolis. A palestra do dia ficou a cargo de Juceli Muller, da Emater.

O terceiro dia do Seminário, contou com a apresentação das pesquisas: tipos sanguíneos e doenças no sangue, doenças causadas por guloseimas e fake news na saúde. Elitiele Ortiz dos Santos, professora da Cesurg, foi a palestrante do dia.

Por sua vez, no quarto dia do Seminário, foram apresentados pelos educandos as pesquisas: saúde no município, saúde pública e SUS, primeiros socorros e políticas públicas para a saúde do município. O palestrante do dia, foi o médico Antônio Marcos de Almeida, da Secretaria Municipal de Saúde de Pontão.

O último dia do Seminário contou com as pesquisas: doenças mentais, o uso abusivo de medicamentos e transtornos alimentares. A psicóloga Glaucia Balbinot, do Cras, da Prefeitura Municipal de Pontão, proferiu a palestra final. No dia também, comemorou-se o aniversário de 33 anos da Escola.

Desenvolvido, portanto há 20 anos, o Seminário da Escola 29 de Outubro, é o ápice de um trabalho desenvolvido por educadores e educandos, durante meses de pesquisa. Em que os educandos organizados em núcleos, seguem um cronograma específico, desde a escolha da temática a ser pesquisada, passando pelas orientações metodológicas, adentrando a pesquisa teórica e de campo, e culminando na apresentação final. Inserindo os mesmos no contexto local e global.