Secretaria de Saúde

Categoria: Notícias Publicado: Sexta, 03 Janeiro 2014 Escrito por SoftSul - Admin

A Secretaria Municipal de Saúde tem como principais atribuições formular e coordenar a política municipal de saúde e supervisionar sua execução nas instituições que integram sua área de competência, com apoio do Conselho  Municipal de Saúde.

Além disso, participa do planejamento, programação e organização da rede do Sistema Único de Saúde – SUS, no seu âmbito de atuação.

Responsável por uma das áreas que mais requer atenção, a Secretaria Municipal de Saúde concentra esforços no atendimento à população. Para aprimorar o serviço de Saúde, a secretaria contratou novos profissionais e houve a reorganização de todos os serviços prestados à comunidade, com a finalidade de melhorar os processos de trabalho com vistas à melhoria do acesso, do acolhimento e do atendimento prestado pelos servidores aos nossos munícipes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pontão realizou diversas ações dentre as quais podemos destacar:

I SEMINÁRIO DA MULHER

No dia 13 de março foi realizado o I Seminário da Mulher em parceria com a Secretária de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

No Seminário o público presente assistiu uma palestra ministrada pela Drª Daniele Klaus  sobre os seguintes temas: saúde da mulher na atenção básica, gravidez na adolescência, neoplasia ginecológicas (câncer de mama e colo), acompanhamento no pré natal, prevenção da mortalidade materna, nutrição e obesidade. Houve também uma palestra motivacional com o Prof. Adroaldo Lamaison.

I SEMINÁRIO DO LIXO

A Secretaria Municipal de saúde, em conjunto com Departamento do Meio Ambiente,  realizou, no dia 30 de agosto, o I Seminário sobre a Coleta Seletiva do Lixo de Pontão.

O evento aconteceu na CTG Recanto dos Tropeiros e contou com a presença dos  professores municipais e profissionais de saúde.

O objetivo principal do evento foi apresentar e capacitar os profissionais da saúde no PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO COLETA SELETIVA DE LIXO, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e que esta sendo desenvolvido pelas equipes de ESFs, junto a população.

O evento contou com palestra técnica que abordou os seguintes tópicos: a situação atual do lixo em nosso município, a importância ambiental da separação do lixo, e o exemplo de sucesso na coleta seletiva do lixo, proferidas  por Fabiana F.L. Machado, Bióloga do Departamento de Meio Ambiente vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

OUTUBRO ROSA

Programação contou com palestras, atividades e sorteio de brindes

A campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa, percorreu Unidades de Saúde de Pontão ao longo do mês, e mostrou que mobilização pode ser sinônimo de prevenção.

No UBS Central, as equipes planejaram uma tarde especial  no dia 09 de outubro, para a comunidade com palestras, bate-papos, atividades de alongamento, sorteio de brindes.

O encontro teve a participação de mais de 80 pessoas da comunidade, que vieram prestigiar e aprender orientações importantes. Tivemos ainda a participação dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Fronteira Sul que assistirão o município durante todo o curso.

Ainda foi ministrada palestra pela Ginecologista Graziela Sassi e o desenvolvimento de atividades físicas coordenada pela professora Solange Jacobs. A equipe da Unidade ainda confeccionou camisetas personalizadas da campanha, realizou dinâmicas e arrecadou brindes para o sorteio com comerciantes.

“Adorei toda a programação, a secretaria está de parabéns”, disse a moradora do Distrito da Sagrisa, Maria Elza Oliveira dos Santos, de 76 anos que participou da programação.

5ª Conferencia Municipal de Saúde

O município realizou, conforme prevê a legislação para o controle social, no dia 09 de outubro de 2013, sua 5ª Conferência Municipal de Saúde, onde foram apontadas e votadas as proposta para o Plano Municipal de Saúde 2013/2016.

Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no dia 19 de novembro, no Campo Municipal, o “Novembro Azul”. A campanha teve por objetivo conscientizar os homens sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Na programação foram desenvolvidas várias ações direcionadas à saúde dos homens, como: teste de glicemia, aferição de pressão arterial, solicitação de exame de próstata para homens a partir dos 40 anos.

Neste ao foi destacada a importância da campanha com o incentivo aos homens pontanenses fazerem consulta e exames de prevenção, tendo sido a primeira ação realizada no município voltada para a saúde do homem, Foi uma conversa sobre as doenças que atingem o sexo masculino, onde os homens puderam tirar duvidas com o médico urologista, Dr. Leandro Kruel, que apresentou uma brilhante palestra os presentes.

Ainda, durante o mês de novembro foram realizados mais de 200 testes PSA no município.