"Da terra brota uma escola em movimento"

Categoria: Notícias Publicado: Sexta, 03 Janeiro 2014 Escrito por SoftSul - Admin

Da conquista da terra nasce a Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro, localizada no Assentamento 16 de Março, Município de Pontão, sendo uma escola do campo. Com um Projeto Político Pedagógico Educacional para o campo.

A escola atende alunos de 1º ao 9º de todo o Assentamento da antiga Fazenda Annoni. Muitos são os princípios que orientam as práticas desenvolvidas: o diálogo, a pesquisa, a ética, a humanização, a interdisciplinaridade, a reflexão, a coletividade, conscientização da preservação do meio ambiente, formar cidadão crítico, a prática, oportunizar a construção do conhecimento, valorizar sua identidade pessoal e o contexto em que está inserido.

A escola desenvolve e está inserida nas seguintes ações:

•ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: iniciada em setembro de 2012, com 09 horas diárias de trabalho pedagógico, servindo 03 refeições diárias;

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (recursos governo federal): neste programa são desenvolvidas várias ações pedagógicas como: viagens, música, teatro, dança, ecologia, informática, agricultura .

PROJETO DE PESQUISA: são desenvolvidos desde 2001, com pesquisa e prática do aluno na sua propriedade (família do aluno) e seminário de conclusão na semana da escola (outubro);

PARTICIPAÇÃO + CRIANÇA DA RIO + 20: participação no Rio de Janeiro com 9 crianças ( Ana Claudia, Dienifer, Pamela, Igor B., Igor M., Ronaldo, Marcos, Maferson e Diogo) e 3 professoras (Adriana, Bernadete e Jussara) com a escrita da Carta da Terra. Participação da aluna Pamela e a professora Iris em Curitiba no lançamento da Rede + Criança com Editora Positivo. 

Em Brasília a participação da aluna Ana Claudia e a professora Bernadete na Conferência Nacional da Criança e do Adolescente com entrega da Carta da Terra para a Presidenta Dilma. 

Novamente no Rio de Janeiro participação do aluno Maferson e do  professor Munir no lançamento da Rede + Criança. 

Entrega da Carta da Terra ao Governador do Estado Tarso Genro em visita ao Assentamento;

INTERNET VIA SATÉLITE (EMBRATEL): conquista para dar continuidade a Rede + Criança; 

•CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE (CNIJMA): com os temas terra, água, ar e fogo foi realizado conferência na escola na qual um projeto foi escolhido do tema terra: PERMANÊNCIA DO JOVEM NO CAMPO. O qual se classificou a nível regional, estadual com participação do aluno Marcos Cé  na Conferência a nível nacional em Brasília; 

PRÊMIO GESTÃO: A única escola da 7ª CRE premiada a nível estadual pela gestão da escola, com homenagem em Porto Alegre;

CAMINHADAS ECOLÓGICAS: planejadas, realizadas e sistematizadas com professores e alunos;

PERSPECTIVAS PARA 2014: 

Por ser uma escola do campo, inicia-se o processo de reestruturação curricular – ciclos, projeto que abrange todas as escolas do campo do RS, buscando a permanência do jovem no campo e da ESCOLA DO CAMPO, tornado assim uma educação voltada à realidade do campo.

PROFESSORAS DIVULGADORAS: Adriana Piovesan dos Santos, Bernadete Luiza Cadoná Schwaab, Edna Joana D’arc Oliveira Goulartt, Iris Terezinha Pereira Chiarentim, Ivanete Lurdes Buffon, Jociéli Isabel Schneider, Jussara Reolon.

Acessos: 4401

Prefeitura de Pontão

Brasão Municipal

Av. Júlio Mailhos, 1613
99190-000 - Pontão-RS

(54) 3308-1900

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira
das 8h00 às 12h00 - 13h00 às 17h00