Serviços

Abaixo, você tem acesso a todos os serviços online disponibilizados
pela administração municipal destinados a cidadãos, empresas e servidores municipais.

"Da terra brota uma escola em movimento"

Da conquista da terra nasce a Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro, localizada no Assentamento 16 de Março, Município de Pontão, sendo uma escola do campo. Com um Projeto Político Pedagógico Educacional para o campo.

A escola atende alunos de 1º ao 9º de todo o Assentamento da antiga Fazenda Annoni. Muitos são os princípios que orientam as práticas desenvolvidas: o diálogo, a pesquisa, a ética, a humanização, a interdisciplinaridade, a reflexão, a coletividade, conscientização da preservação do meio ambiente, formar cidadão crítico, a prática, oportunizar a construção do conhecimento, valorizar sua identidade pessoal e o contexto em que está inserido.

A escola desenvolve e está inserida nas seguintes ações:

•ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: iniciada em setembro de 2012, com 09 horas diárias de trabalho pedagógico, servindo 03 refeições diárias;

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (recursos governo federal): neste programa são desenvolvidas várias ações pedagógicas como: viagens, música, teatro, dança, ecologia, informática, agricultura .

PROJETO DE PESQUISA: são desenvolvidos desde 2001, com pesquisa e prática do aluno na sua propriedade (família do aluno) e seminário de conclusão na semana da escola (outubro);

PARTICIPAÇÃO + CRIANÇA DA RIO + 20: participação no Rio de Janeiro com 9 crianças ( Ana Claudia, Dienifer, Pamela, Igor B., Igor M., Ronaldo, Marcos, Maferson e Diogo) e 3 professoras (Adriana, Bernadete e Jussara) com a escrita da Carta da Terra. Participação da aluna Pamela e a professora Iris em Curitiba no lançamento da Rede + Criança com Editora Positivo. 

Em Brasília a participação da aluna Ana Claudia e a professora Bernadete na Conferência Nacional da Criança e do Adolescente com entrega da Carta da Terra para a Presidenta Dilma. 

Novamente no Rio de Janeiro participação do aluno Maferson e do  professor Munir no lançamento da Rede + Criança. 

Entrega da Carta da Terra ao Governador do Estado Tarso Genro em visita ao Assentamento;

INTERNET VIA SATÉLITE (EMBRATEL): conquista para dar continuidade a Rede + Criança; 

•CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE (CNIJMA): com os temas terra, água, ar e fogo foi realizado conferência na escola na qual um projeto foi escolhido do tema terra: PERMANÊNCIA DO JOVEM NO CAMPO. O qual se classificou a nível regional, estadual com participação do aluno Marcos Cé  na Conferência a nível nacional em Brasília; 

PRÊMIO GESTÃO: A única escola da 7ª CRE premiada a nível estadual pela gestão da escola, com homenagem em Porto Alegre;

CAMINHADAS ECOLÓGICAS: planejadas, realizadas e sistematizadas com professores e alunos;

PERSPECTIVAS PARA 2014: 

Por ser uma escola do campo, inicia-se o processo de reestruturação curricular – ciclos, projeto que abrange todas as escolas do campo do RS, buscando a permanência do jovem no campo e da ESCOLA DO CAMPO, tornado assim uma educação voltada à realidade do campo.

PROFESSORAS DIVULGADORAS: Adriana Piovesan dos Santos, Bernadete Luiza Cadoná Schwaab, Edna Joana D’arc Oliveira Goulartt, Iris Terezinha Pereira Chiarentim, Ivanete Lurdes Buffon, Jociéli Isabel Schneider, Jussara Reolon.

Prefeitura de Pontão

Brasão Municipal

Av. Júlio Mailhos, 1613
99190-000 - Pontão-RS

(54) 3308-1900

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira
das 8h00 às 12h00 - 13h00 às 17h00