Serviços

Abaixo, você tem acesso a todos os serviços online disponibilizados
pela administração municipal destinados a cidadãos, empresas e servidores municipais.

×

Erro

[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but noticias/144/imagem5.JPG is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.
[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but noticias/144/imagem8.JPG is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.
[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but noticias/144/imagem9.JPG is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.
[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but noticias/144/imagem10.JPG is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.

Secretaria de Educação

A rede municipal de ensino de Pontão atende 97 educandos de educação infantil e 353 educandos do ensino fundamental, em tempo integral e oferece educação de jovens e adultos no turno da noite. Também atende os convênios existentes com a rede estadual de ensino, no ensino fundamental e ensino médio. 

A Educação em Tempo Integral busca a qualidade, valorização, a formação em sua integralidade e a emancipação enquanto ser humano, considerando as múltiplas dimensões e necessidades educativas. Os educandos permanecem na escola das 9:00 horas às 17:00 horas e além das atividades realizadas nas disciplinas de núcleo comum, participam de oficinas de música, dança, meio ambiente, leitura, capoeira, informática educacional, filosofia e jogos.

Com o objetivo de buscar mais recursos para suprir as demandas existentes e melhorar a educação na sua totalidade a Secretaria de Educação, juntamente com as escolas do município aderem ao Programa Mais Educação ofertado pelo Ministério da Educação (MEC). 

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com o departamento de Merenda Escolar, preocupados com a qualidade de vida e segurança alimentar dos alunos, promove a alimentação saudável englobando bons hábitos e cuidados higiênico-sanitários, com o objetivo de atender as necessidades nutricionais dos educandos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento e a formação de hábitos alimentares saudáveis.

São atendidos aproximadamente 800 alunos, num total aproximado de 37.992 refeições mensais, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde. Para atender a demanda é priorizada a aquisição de produtos da agricultura familiar atingindo 65% dos produtos consumidos na alimentação escolar, superando o estabelecido e exigido pela Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009.

Com a adesão ao Mais Educação e a regularização do Turno Integral, os recursos recebidos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no decorrer desse ano ampliaram de R$ 57.492,00 para  R$ 117.270,00.  

Durante as atividades semanais é assegurando aos professores horários para estudo e planejamento coletivo, no qual é realizado todas as quartas-feiras, dia em que os educandos realizam atividades extraclasse. 

As escolas de Ensino Fundamental participam do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual é um acordo formal entre os governos federal, estadual, municipal e universidades, com objetivo de garantir a alfabetização das crianças até os 8 anos. 

Outro projeto em que a rede municipal de ensino participa é o Programa União Faz a Vida, envolvendo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, pais, alunos e funcionários especialmente da educação infantil e do ensino fundamental, secretários municipais de educação, coordenadores, orientadores regionais e diretores do SICREDI, com objetivo de refletir e teorizar sobre as práticas cotidianas na relação com os pressupostos que sustentam a educação cooperativa para fomentar ações comunitárias que permitam a melhoria das condições de vida dos sujeitos do lugar.

Assegurando os direitos às crianças portadoras de necessidades especiais é oferecido atendimento com psicólogo, psicopedagogo, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, assim como, atendimento especial de professora de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para alunos surdos.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação prioriza o transporte escolar com qualidade para os alunos da rede pública de ensino municipal e estadual atendendo educandos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio.

Os estudantes que necessitam se deslocar para outros municípios são beneficiados com o Programa Passe Livres Estudantis. 

Após regularização da situação do setor da educação junto ao FNDE, no ano de 2013, sendo beneficiado com três ônibus escolares e um micro-ônibus do Programa Caminho na Escola, são conquistas que vem suprindo as inúmeras demandas e em benefício da comunidade pontanense. Também procurando assegurar os direitos e necessidade dos estudantes foi adquirida, com recursos próprios mais uma viatura, totalizando em cinco novos veículos para transporte escolar.

No segmento esportivo e cultural a Secretaria Municipal de Educação oferece profissional para a Escolinha de Futsal e Banda Municipal, em horários extra-classe, aos interessados.

Organiza e executa campeonatos municipais de futsal. Também apoia equipe representante do município a participar de campeonatos regionais. E profissional especializado para além das atividades realizadas nas escolas possuímos a Banda Municipal

A Escola Municipal de Educação Infantil Sementinha do Amanhã tem com como objetivo Explorar junto com os educandos jogos dirigidos, expressão corporal, estudo de língua inglesa, brincadeiras de rodas cantadas, teatro.  Tem como projeto principal o Aprender Brincando sendo que é primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral do educando até cinco anos de idade.

Na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Olavo Bilac, tem a Educação inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Os projetos da escola, o grupo de danças tradicionalista e a cooperativa de reciclagem – COESGP.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Torres está localizada no centro do município de Pontão, funcionando na modalidade de Ensino Fundamental (1º ano a 8ª série) e Educação de Jovens e Adultos. O corpo discente provém da área urbana e da área rural, perfazendo um total de aproximadamente 351 educandos. Nestes 64 anos de existência, a escola através das disciplinas curriculares e das oficinas pedagógicas, pretende auxiliar o educando na construção dos saberes, dando ênfase ao conhecimento crítico, reflexivo, autônomo, ético, religioso e cidadão, respeitando as crenças e os valores dos educandos. 

Mensalmente os discentes das séries iniciais e das séries finais do Ensino Fundamental organizam apresentações partindo das atividades desenvolvidas no contexto escolar. Esta iniciativa tem como objetivo a valorização e o incentivo ao conhecimento teórico e prático adquirido no cotidiano da sala de aula, além disso, é um espaço de socialização e convivência entre alunos, professores e funcionários Os educandos esbanjaram entrosamento e criatividade nas coreografias apresentadas. Além do incentivo a prática de atividades físicas, a oficina de dança também possibilita abordar a coordenação motora, ritmo, equilíbrio, trabalho coletivo.

Outro projeto desenvolvido na escola é o de jardinagem e da horta escolar que surgiu a partir de uma gincana na semana do meio ambiente onde os alunos arrecadaram muitos pneus e garrafas pets. Depois disso fizeram a limpeza e pintura de pneus e finalmente ornamentaram a escola e organizaram a horta contando também com a participação dos funcionários, professores e direção. 

A Escola Municipal Alberto Torres cede seu prédio escolar, no turno da noite, para o funcionamento da Escola Estadual de Ensino Médio Zumbi dos Palmares, pois a mesma não possui prédio próprio, ficando os reparos emergências a cargo do município.

Por fim, a Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro, localizada no Assentamento 16 de Março, município de Pontão atende alunos de 1º ao 9º ano de todo o Assentamento da antiga Fazenda Annoni. A escola atua em tempo integral desde setembro de 2012, com 09 horas diárias de trabalho pedagógico, servindo 03 refeições diárias. Além disso, está inserida no Programa Mais Educação (recursos governo federal), sendo que neste programa são desenvolvidas várias ações pedagógicas como: viagens, música, teatro, dança, ecologia, informática, agricultura. Esta escola desenvolve, desde 2001, projetos com pesquisa e prática do aluno na sua propriedade (família do aluno) e seminário de conclusão na semana da escola (outubro). Cabe destacar, também que esta escola participou da + Criança da Rio + 20, onde a participação ocorreu no Rio de Janeiro com 9 crianças e 3 professoras com a escrita da Carta da Terra.

Entre os eventos realizados, durante o ano letivo de 2013, destaca-se:

Semana de Valorização da Vida

Dia de Integração das Escolas

Semana da Pátria

{gallery aligment=center height=225 width=375}noticias/144/imagem5.JPG{/gallery}

Semana Farroupilha

{gallery aligment=center height=225 width=375}noticias/144/imagem8.JPG{/gallery}

{gallery aligment=center height=225 width=375}noticias/144/imagem9.JPG{/gallery}

Festa Criança

{gallery aligment=center height=225 width=375}noticias/144/imagem10.JPG{/gallery}

Mostra Cultural

Transporte Escolar

 

Prefeitura de Pontão

Brasão Municipal

Av. Júlio Mailhos, 1613
99190-000 - Pontão-RS

(54) 3308-1900

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira
das 8h00 às 12h00 - 13h00 às 17h00